top of page
  • Foto do escritorEduardo Araki

O muro de arrimo do seu vizinho pode cair sobre seu imóvel.

Atualizado: 6 de fev. de 2022

Quedas de muros de arrimo são tragédias onde quer que ocorram e, infelizmente, são mais frequentes do que gostaríamos.


O que são muros de arrimo


Onde existe um desnível de terreno deve ser feito uma transição entre estes níveis. O meio mais simples é através de um talude, que é uma superfície inclinada.



fig. 01. Talude.


O inconveniente do talude é ocupar uma grande extensão do terreno devido à sua inclinação. Para inclinações de 90° usa-se uma estrutura de contenção, os conhecidos muros de arrimo.


fig. 02. Muro de arrimo.



A terra exerce um esforço lateral sobre o muro, causando uma rotação na sua base, como vemos no diagrama de forças na figura abaixo.



fig. 03. Esforço lateral sobre muro de arrimo.


Muros de arrimo são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser construídos em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado), ou ainda, de elementos especiais.


Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: por gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.



Muro de arrimo por gravidade


Muros de Gravidade são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio. Geralmente apresentam grande volume de material e base larga para conseguir estabilidade do talude.


fig. 04. Muro de arrimo por gravidade.


Nos muros por gravidade o peso "P" do muro de arrimo anula o efeito do empuxo "E" da terra. Caso o peso do muro de arrimo não seja suficiente ocorre o tombamento do muro no ponto de apoio (representado no desenho pela bolinha preta).


Exemplos de muros por gravidade:



fig. 05. Muro de pedra.



fig. 06. Muro de gabião.



fig. 07. Muro de concreto.



Muros de arrimo por flexão


Muros de Flexão são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão “E”, utilizando parte do peso próprio do maciço “P”, que se apoia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio.


fig. 08. Muro de arrimo por flexão.



fig. 09. Muro de arrimo por flexão.


Nas figuras acima podemos ver a tipologia típica de um muro de arrimo por flexão. Este tipo de muro utiliza o próprio peso da terra sobre uma laje ligada ao muro para anular o efeito do empuxo da terra. Para resistir aos esforços a estrutura de concreto armado deve ser projetada de maneira a suportar os esforços resultados do empuxo e peso da terra.


Em alguns casos pode ser necessário o uso de contrafortes para suportar os esforços de flexão como vemos na figura abaixo.


fig. 10. Muro com contraforte.



fig. 11. Muro de arrimo com contrafortes.



Nos muros por flexão também é possível o uso de vigas de ancoragem para resistir aos esforços de flexão. Estas vigas são fixadas na ponta superior do muro de arrimo e por sua vez são ancoradas em uma estaca de ancoragem de maneira a ser um ponto de apoio para evitar a movimentação do muro de arrimo.


fig. 12. Muro de arrimo com ancoragem.



Drenagem em muros de arrimo


O sistema de drenagem tem papel fundamental para a segurança de muros de arrimo. Com a presença da chuva o solo absorve a água que começa a ser acumular junto ao muro de arrimo, aumentanto do esforço lateral.


Quando o solo fica encharcado de água dizemos que o solo está saturado e neste caso teremos duas forças laterais atuando sobre o muro de arrimo: O empuxo do solo e o empuxo da água.


fig. 13. Empuxo do solo + empuxo da água.


Na figura acima vemos como a saturação do solo com água da chuva aumenta o empuxo lateral sobre o muro de arrimo.


Isso também é a razão do porquê ocorrem muito mais queda de muros de arrimo durante a época de chuvas.



Casos de problemas em muros de arrimo


Vejamos alguns casos de falhas em muros de arrimo.


fig. 14. Inclinação excessiva.


Neste caso além da inclinação excessiva o muro de arrimo não possuía elementos estruturais para contrabalancear o empuxo lateral. O sistema de drenagem apresentava falhas, basicamente eram aberturas no muro de arrimo para passagem da água, sem instalação de buzinotes ou uma rede interna de captação.


fig. 15. Aberturas de drenagem completamente obstruídas.



fig. 16. Muro inclinando sobre casa vizinha.


No caso acima vemos que o muro de arrimo já apresenta inclinação bastante excessiva sobre a casa vizinha. O muro possui 4,50m de altura. Também temos a ausência de sistema de drenagem, contrafortes ou outra estrutura de contrabalanceamento. Este é um caso de demolição e reconstrução do muro de arrimo.



fig. 17. Muro de arrimo em subsolo.


fig. 18. Infiltrações no muro de arrimo mesmo nos pontos de drenagem.


fig. 19. Degradação do muro de arrimo.


Acima vemos um muro de arrimo no subsolo de um condomínio, na sala das cisternas. Devido à idade avançada o sistema de drenagem e impermeabilização já não possuía a eficiência necessária, permitindo o acúmulo de água no solo atrás do muro causando infiltrações e degradação do muro.


Para este caso elaboramos um projeto de recuperação estrutural do muro de instalação de um novo sistema de drenagem para retirada do excesso de água.



Conclusão


Lamentavelmente muitos muros de arrimo são construídos sem os devidos cuidados, sem projeto, sem seguir nenhuma tipologia e sem sistema de drenagem.


Existem também os casos em que o tempo torna necessária a realização de obras de reparos, instalação de novos pontos de drenagem e reforma do muro de arrimo que, como qualquer estrutura, deve receber as devidas manutenções para extender a sua vida útil.


Caso exista alguma obra vizinha ao seu imóvel com estas características, com inclinação excessiva, sem pontos de drenagem, apresentando infiltrações, procure um profissional para vistoria técnica do muro de arrimo. A sua segurança e da sua família depende de ações de prevenção.



(11) 91225-0086 Whatsapp

contato@arakiengenharia.com.br






2.836 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page