© 2019 Araki Engenharia

Buscar
  • Eduardo Araki

Pintura de fachadas de condomínios.

Atualizado: 16 de Jan de 2019

Pelo alto custo envolvido e também por ser o cartão de visitas do condomínio, a pintura de fachadas deve ser realizada com planejamento e com alguns cuidados que iremos detalhar neste artigo.


Programe a época do ano para fazer a pintura.


Como se trata de um serviço externo e que depende da secagem da tinta, é importante planejar a pintura do condomínio para os meses de estiagem entre abril e setembro quando não há chuvas. Portanto comece desde já a pensar nas etapas necessárias para a contratação da empresa de pintura e realização do serviço.



Existem reparos a serem executados na fachada?



Verifique a existência de fissuras que deverão ser tratadas antes da realização da pintura. Leia nosso artigo sobre tratamento de fissuras aqui.


Também verifique se o emboço está coeso. Geralmente a existência de desplacamentos da pintura revela uma superfície pulverulenta (soltando poeira). Este tipo de situação não permite a aderência correta da tinta e será necessário tratamento da superfície antes da pintura.


Superfície pulverulenta causa desplacamento.



Peças ornamentais quebradas ou soltas também devem ser reparadas antes da pintura.


Reparar peças quebradas.



Em casos onde é possível verificar a existência de infiltrações na fachada não se esqueça de incluir a impermeabilização no orçamento.


Fachada com infiltrações, veja as manchas na pintura.



As camadas de tinta e texturas soltas dever ser removidas. No seu local deve ser feita regularização para se nivelar a superfície. Caso isso não seja feito a nova pintura irá marcar a diferença de nivelamento entre a área em que a pintura antiga/textura foi removida.



Áreas com descascamentos devem ser descascadas e niveladas.



É possível que as camada de recobrimento das armaduras do concreto estejam desplacadas. Neste caso deve ser feito a recuperação da armadura e posterior recobrimento. Consulte um engenheiro civil.


Armadura exposta e corroída.



Caso a fachada esteja em más condições, com desplacamentos de emboço, pode ser necessário a contratação de um mapeamento da fachada por percussão. Este serviço irá fazer um levantamento dos locais da fachada que apresentam som cavo (som oco) e portanto nestes pontos o emboço está solto e deverá ser reparado sob o risco de despencar causando acidentes com condôminos.


Mapeamento por percussão.



Não se esqueça de prever reparos ou substituição de rufos e pingadeiras.



Rufos



Caso existam juntas de dilatação lembre-se de prever a manutenção da impermeabilização das mesmas.


Junta de dilatação deve ser impermeabilizada.



Tratamento de junta de dilatação em revestimento cerâmico.




A fachada deve ser lavada para receber nova pintura



Antes de realizar a nova pintura deve ser realizada a lavagem da fachada com hidrojateamento (até 1.000 Psi) com a utilização de sabão neutro.


A lavagem é necessária para retirada de poeira, material particulado, micro-organismos, eventuais eflorescências e permitir a localização de fissuras e bolhas.


Lavagem de fachada por hidrojateamento.



Pedindo orçamentos de pintura



Com todas estas informações em mãos é hora de solicitar orçamentos para as empresas de pintura. É importante equalizar as propostas para poder compará-las, para isso se deve ter uma planilha orçamentária com os quantitativos dos serviços a serem executados e um memorial dos procedimentos a serem realizados e especificação de materiais. Este documento será enviado para as empresas de pintura que irão realizar seus orçamentos baseados nestas informações.


Preste atenção aos prazos, formas de pagamento, cronograma e garantias oferecidas pelas empresas concorrentes.


Não se esqueça que como o serviço será realizado em altura, exija o uso de EPIs.



Gostou deste artigo? Compartilhe com seus colegas e nas suas mídias sociais. Isto nos ajuda a continuar produzindo material útil para todos.


Se precisar de consultoria para lhe ajudar a planejar a pintura do seu condomínio, com projetos, planilhas orçamentárias e memorial descritivo, entre em contato pelo email: contato@arakiengenharia.com.br ou ligue para (11) 9 8742 9002.



Eduardo Araki é Engenheiro Civil.

Diretor Técnico da Araki Engenharia.

Inspeção Predial, Projetos de recuperação e reforma.


99 visualizações